team

Qual a importância da integração de equipe e como promovê-la?

Muito se fala da importância da integração de equipe, no entanto, a maioria dos gestores não sabe o que deve ser feito para se atingir essa meta.

Integrar colaboradores vai muito além de realizar a festa mensal dos aniversariantes ou o churrasco no fim do ano.

Em uma agência de marketing, essa necessidade é ainda maior, pois muitas tarefas envolvem diversos profissionais especializados e os resultados obtidos são melhores quando existe integração entre os seus membros.

Manter um time unido e focado nos objetivos exige uma série de ações que possibilitem a valorização individual do funcionário e crie um ambiente harmonioso e agradável de trabalho, onde as pessoas sintam-se bem.

A integração, portanto, ultrapassa a possibilidade no desenvolvimento da amizade e companheirismo, desenvolvendo o espírito de colaboração e ajuda nos momentos de dificuldades e dúvidas.

Uma equipe unida, focada e que entrega o seu melhor no desenvolvimento das tarefas traz grandes resultados para a agência, pois o comprometimento de todos eleva a qualidade e apresenta diferenciais que acabam sendo reconhecidos pelo mercado.

Neste post abordamos a importância da integração de equipe e o que deve ser feito para promovê-la. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância da integração de equipe para uma agência?

A integração de equipe em uma agência possibilita resultados além dos esperados, pois os profissionais, quando sentem estar em um local adequado para suas atividades, tendem a fazer mais do que se espera.

O local adequado consiste em condições de trabalho, respeito profissional e o desenvolvimento das atividades em meio a um time focado e que luta pelo sucesso do empreendimento.

Isso fica perceptível logo no primeiro dia de trabalho de um novo contratado, uma vez que é nítido quando os colaboradores estão engajados nos propósitos da agência,ou apenas cumprindo a sua obrigação e aguardando o final do expediente.

A integração de equipe possibilita:

  • ambiente agradável de trabalho,
  • troca de informações entre os profissionais,
  • minimização do turnover,
  • busca constante por melhores resultados,
  • alta qualidade nos serviços realizados,
  • diminuição de conflitos entre as áreas.

A boa comunicação e a resolução dos problemas de forma inteligente e tranquila só acontece quando todas as pessoas envolvidas em um mesmo projeto trabalham de forma integrada.

Como promover a integração de equipe?

Diante da pandemia do Coronavírus, em que o isolamento social passou a ser uma realidade em todo o mundo, também é possível promover a integração de equipe.

Sem a presença física dos colaboradores, mas com a tecnologia disponível, é possível integrar e, mais do que isso, apoiar e motivar aqueles que sentem-se isolados nessa situação.

Integrar é conduzir o time para a melhora da produtividade, sem perder qualidade, em um ambiente harmonioso e que proporcione satisfação a todos.

Essas qualidades são passíveis de serem atingidas mesmo que os profissionais estejam atuando em home office.

Para isso, é importante o desenvolvimento das seguintes ações:

Estimule a comunicação interna

Manter a equipe unida é possibilitar que a comunicação ocorra, ou seja, permitir por meio de softwares e tecnologias adequadas que as tarefas sejam compartilhadas e que as pessoas possam conversar por videoconferências ou trocar mensagens em tempo real.

O contato, a interação e a troca de informações são fundamentais em qualquer agência de marketing, sendo assim, mesmo diante do afastamento, invista para que essa situação continue existindo e a comunicação interna flua normalmente.

Incentive a comunicação e fortaleça o espírito colaborativo entre todos, criando grupos de estudos e trabalhos para as tarefas a serem desenvolvidas, possibilitando os relacionamentos e a integração.

Incentive projetos coletivos

O momento é de incentivar que os projetos sejam executados de forma coletiva, portanto, adapte a operação da agência e divida as responsabilidades, possibilitando que os envolvidos possam acompanhar, opinar e desenvolver as tarefas de forma integrada.

Atualmente, trabalhar em conjunto tornou-se obrigatório, portanto, incentive os colaboradores a desenvolver os projetos, trocando informações com os colegas, ensinando e aprendendo, para que os resultados possam ser alcançados.

Evite que algum profissional fique fora do processo de comunicação e o incentive a apresentar suas ideias e opiniões.

Envolva todos e esteja sempre a disposição dos colaboradores, possibilitando que possam fazer contato e conversar.

Não esqueça que muitas pessoas estão abaladas com a situação, então tenha paciência e ajude-os a enfrentarem o momento.

Faça eventos com dinâmicas de grupo

Use da sua criatividade e desenvolva eventos com dinâmicas de grupo, mesmo que a distância.

Por meio da internet, é possível envolver os colaboradores, apresentando brincadeiras e situações que façam as pessoas se integrarem e unirem no objetivo de terem sucesso na dinâmica.

O maior objetivo é aproximar pessoas e possibilitar que se conheçam e desenvolvam o companheirismo, além de permitir que bons momentos criem o comprometimento entre os participantes e a empresa.

Essa possibilidade também apresentará a você os membros da sua equipe de forma mais profunda, bem como a maneira que eles enxergam o atual momento, a empresa e o que pensam a respeito do futuro.

Na internet, você consegue excelentes opções para esse tipo de atividade, que, além de interessante em termos de avaliação, diverte e quebra possíveis antipatias ou adversidades entre os participantes.

Insira os colaboradores nas decisões empresariais

Outra forma de permitir a integração de equipe está em incluir os colaboradores nas decisões empresariais.

Para isso você pode apresentar as situações e solicitar a todos:

  • opiniões,
  • sugestões,
  • críticas,
  • observações.

Quando o colaborador sente que faz parte do processo empresarial e tem a oportunidade de apresentar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos e decisões, tende a se envolver cada vez mais e passa a observar a agência com outra visão.

O sentimento de “pertencer” à empresa contribui para que os resultados melhorem, a dedicação aumente e os diferenciais apareçam, ajudando no sucesso da operação.

No entanto, não deixe de dar o retorno a respeito das sugestões apresentadas, mesmo quando a resposta seja negativa, o que demonstra respeito e atenção para como aqueles que desejam colaborar.

Seja um bom líder

A liderança se conquista, logo, é necessário saber como lidar com as mais diversas situações que se apresentam no cotidiano de uma agência.

O bom líder é aquele que combina a sua experiência, adquirida por meio do trabalho, com o bom senso e espírito motivacional no objetivo de fazer com que uma equipe atue e busque constantemente excelentes resultados.

Para que você possa ser um bom líder, conquistando a admiração, respeito e comprometimento dos colaboradores, algumas características precisam ser incorporadas ao seu cotidiano, tais como:

  • reconhecer limites pessoais,
  • delegar tarefas,
  • atuar e ajudar nos processos,
  • oferecer feedback,
  • assumir suas responsabilidades,
  • reconhecer os méritos,
  • buscar inovações constantemente,
  • saber decidir,
  • exemplificar,
  • estimular a iniciativa e criatividade,
  • pedir ajuda nos momentos necessários.

Trabalhar essas características e buscar o aprimoramento necessário para se tornar um bom líder é obrigação de todo gestor que queira obter sucesso no seu empreendimento.