UX-writing

UX Writing: dicas para seu conteúdo atingir seu público

O mundo do marketing de conteúdo está sempre em constante evolução. Uma nova disciplina no campo da experiência do usuário nasceu recentemente, chamada UX Writing.

A alegria de persuadir as pessoas a agir usando um texto é o que os escritores e empresários anseiam. Mas por que saber UX Writing é importante?

UX Writing: O que é?

Quando se trata de escrita, não há regras fixas, e a escrita UX não é uma exceção. Cada cópia será diferente, com base em técnicas diferentes e com perspectivas diferentes.

O importante, entretanto, é o resultado: um bom escritor UX e um bom web designer manterá os usuários grudados na tela, através do conteúdo e do design do site, fazendo com que os usuários queiram ler mais e mais.

Assim, se cada frase for menos incisiva e original que a anterior, os usuários pulam partes inteiras de conteúdo importante ou, no pior dos casos, sairão diretamente do site.

Um bom texto UX deve fazer quatro coisas:

  • Envolver os leitores com títulos cativantes;
  • Manter a atenção viva com incentivos imediatos e convincentes;
  • Continuar atendendo às suas expectativas do leitor;
  • Verificar essas expectativas com evidências e ideias concretas.

Um bom redator UX pode fazer os usuários acreditarem em qualquer coisa: no mundo dos negócios e do marketing, isso se traduz em vendas. Mas um bom texto UX deve ser: simples, claro, conciso, informal; e que transmita a mensagem.

Então, onde essa técnica deve ser usada?

Sites

Para um site ser eficaz, ele simplesmente precisa ser útil. Escrito em linguagem clara de forma legível.

Mas se um usuário, após entrar em um site, se sentir perdido ou não encontrar o que estava procurando, ele rapidamente o deixará e irá para a concorrência. E você não quer isso, quer?

Blogs

Ao contrário do que parece, você não pode esquecer a escrita de experiência do usuário também ao criar e publicar artigos para blogs. Admita que é muito mais agradável ler textos que tenham parágrafos, cabeçalhos, marcadores, e até fotos e outros elementos “diversificados”.

Formulários

Estamos falando de formulários de registro simples e também mais complicados e divididos em etapas (por exemplo, formulários de compra).

Devido à natureza deste tipo de ferramentas, o conteúdo deles deve ser curto e claro. A ineficácia de textos de formulários muitas vezes leva a consequências desagradáveis ​​na forma de redução nas vendas.

Dicas e truques de UX Writing

Só porque sugerimos algumas diretrizes gerais para escrever textos, não significa que você possa começar imediatamente com um texto perfeito para tudo.

Lembre-se de que escrever não vem do céu – é uma habilidade que requer treinamento constante.

Aqui estão algumas dicas e truques para você começar (e talvez tirar um pouco mais de vantagem sobre a concorrência):

  • Não seja muito sofisticado. Usar vocabulário exageradamente sem motivo fará com que você pareça enganador;
  • Use o “você”. Seus leitores devem sentir como se você estivesse falando diretamente com eles;
  • Você tem que parecer natural. Fale com o público como um ser humano com o qual o leitor pode se relacionar: os textos destinadas aos adolescentes obviamente serão diferentes dos textos destinados aos adultos;
  • Comece com um esboço. Isso o ajudará a não se perder e garantir que todos os pontos importantes sejam cobertos;
  • Não à linguagem floreada. Advérbios coloridos e adjetivos sofisticados são inúteis: use substantivos e verbos, o verdadeiro néctar de sua cópia;
  • Corrija, verifique e corrija novamente. Mesmo os melhores redatores recorrem ao seu trabalho;
  • Não escreva excessivamente. Se você estiver ficando repetitivo, pare e determine o que é absolutamente necessário para seu texto;
  • Cuidado com o estilo de bate-papo. Às vezes, o estilo de bate-papo pode ser bom, para pequenas mensagens ou um público jovem, por exemplo. Mas lembre-se sempre de que você está escrevendo uma cópia profissional, não uma mensagem para seus amigos;
  • Simplicidade. Cada palavra deve ter um propósito, o resto são enfeites.

6 Regras de ouro para escrita UX

Seja direto

A escrita concisa é o uso eficaz de palavras. Portanto, use palavras e pouca quantidade para não perder o sentido da mensagem. Um exemplo simples:

Errado: Você precisa estar logado para comentar uma postagem!

Certo: Faça login para comentar!

Evite parágrafos longos

Muitas pessoas que escrevem na Internet esquecem que o internauta não lê, ele escaneia. Portanto, encurte parágrafos, escreva frases curtas, use subtítulos. Coloque as informações mais importantes no início do texto, mas tente manter a atenção do leitor o máximo possível. Para fazer isso, projete seu conteúdo de forma que toda a página seja escaneada.

Use o tempo presente

Está comprovado cientificamente que escrever no tempo presente ativa melhor o leitor. Com seu texto, incentive o usuário a realizar outras ações no site. Use um pequeno número de adjetivos e um grande número de verbos.

Cuidado ao usar humor

Esta é uma das maiores armadilhas à espera de um redator ou escritor de UX. Escrita criativa exige que sejamos extraordinários, espirituosos e podemos até ultrapassar os limites. Esta é a diferença fundamental entre escrita UX e criativa.

Use o humor com moderação. A ideia principal por trás da escrita UX é usabilidade e não o humor!

Mostre números

Embora seja contra as regras de ortografia, na Internet, em vez de escrever os números por extenso, devemos escrever realmente os números.

Errado: você tem duas mensagens não lidas!

Certo: você tem 2 novas mensagens!

Livre-se do jargão

Esta regra se aplica a redatores especializados em um determinado campo. Muitos esquecem que o usuário não possui o mesmo conhecimento que eles.

Lembre-se de que você precisa explicar os conceitos básicos. Não use vocabulário especializado, mas dê ao usuário instruções simples e curtas.

Um texto fácil de compreender é o segredo!

Essa regra deve ser mantida em mente, assim como o fato de que muito poucas pessoas leem um texto completo na web. O conteúdo é em sua maioria escaneado, com o olhar seguindo um certo padrão.

Pense em um romance: esse tipo de texto costuma ser “apenas” dividido em capítulos, justamente por se tratar da experiência da leitura como um prazer. No caso de textos da web, aplica-se exatamente o oposto: aqui você não deve depender de atenção total e leitura cuidadosa palavra por palavra – os leitores provavelmente têm pouco tempo e ainda menos paciência.

Portanto, você precisa ter certeza de que o texto é fácil de ler. O design visual e a linguagem usada desempenham um papel importantíssimo. Um texto se torna mais facilmente acessível através de:

  • Uso ativo das palavras em vez de passivo
  • Saudação direta em vez de impessoais
  • Uso de menos jargão
  • Uso de frases curtas (10-13 palavras)
  • Palavras-chave adaptadas corretamente nos textos de SEO
  • Menos repetições de palavras
  • Números em vez de números por extenso (“5 dicas” em vez de “cinco dicas”)
  • Termos ou passagens importantes em negrito

Em resumo, escrever UX é uma questão simples. Entregar o conteúdo certo no lugar certo é o segredo!

Na escrita UX o importante é colocar as necessidades das pessoas reais em primeiro lugar e tornar o conteúdo o mais acessível possível para elas. Não subestime essa tarefa, porque, como tantas vezes acontece, há muito trabalho por trás de um resultado supostamente simples.